A Bahia registrou uma redução nos casos de feminicídio em 2025, contabilizando 103 registros, segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Mesmo com a queda, o estado aparece em quarto lugar no ranking nacional de homicídios de mulheres, atrás apenas de São Paulo (233 casos), Minas Gerais (139) e Rio de Janeiro (104).
Apesar do cenário ainda alarmante, os números mostram uma tendência de redução ao longo dos últimos anos. Desde 2020, quando houve 113 assassinatos de mulheres, os casos de feminicídio na Bahia caíram 8,8%. Ao todo, foram registrados 641 feminicídios no estado em cinco anos.
Cerca de 94 casos ocorreram nesse mesmo período em Salvador, seguida por Feira de Santana (29), Porto Seguro (18) e Juazeiro (17). No ano passado, a capital baiana concentrou o maior número de ocorrências de crime de ódio baseado no gênero feminino no estado, com 11 feminicídios.
No cenário nacional, ao menos 1.470 casos de feminicídio foram registrados em 2025, o que representa um aumento de 175% nos últimos dez anos. De acordo com os dados, a média foi de aproximadamente quatro mulheres assassinadas por dia no país pelo fato de serem mulheres.
BA PF investiga suspeitos de se passarem por indígenas para receber benefícios do INSS
Candeias Prefeito Eriton Ramos Anuncia nova secretária e ajuste no comando de pastas
BA Carnaval de Salvador divulga nova marca em homenagem ao samba
BA Candeias: Matrículas para a rede municipal de ensino são prorrogadas
BA Bienal do Livro Bahia anuncia primeiras atrações da edição 2026
BA Presidente da FEC defende acordo entre municípios para frear altos cachês de artistas no São João