O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), no Sudoeste baiano, ganhou um novo serviço de radioterapia. A unidade foi inaugurada nesta sexta-feira (28) pelo governador Jerônimo Rodrigues, a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, e o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, que também autorizaram obras de ampliação e qualificação da rede regional de saúde.
O novo equipamento de radioterapia do HGVC recebeu investimento federal de R$ 15,3 milhões e passa a permitir a realização de cerca de 18 mil sessões por ano, além de mais de 9 mil consultas anuais.
A unidade passa a ser referência para pacientes das regiões de Vitória da Conquista, Itapetinga e Brumado, com agendamento feito pelo Sistema de Regulação Ambulatorial do Governo do Estado.
“Um investimento de R$ 15 milhões numa unidade que pode prolongar a vida ou curar muita gente. Nós queremos que cada pessoa, em cada canto das regiões desse estado, saiba que o trato e o cuidado vão ser feitos”, destaca o governador Jerônimo Rodrigues.
Com a entrada em funcionamento do serviço, a região Sudoeste reduz a dependência de unidades localizadas em Salvador e em outros polos, encurta o tempo entre diagnóstico e início do tratamento e diminui o deslocamento de pacientes e acompanhantes.
“Esse tipo de equipamento não existia no interior da Bahia. Hoje, nós temos orgulho de dizer que todas as regiões do Estado têm tratamento cardíaco, hemodinâmica, tratamento oncológico, cirurgia cerebral. Atualmente, a Bahia tem 56 hospitais próprios para atender essa demanda, evidente que isso requer um investimento gigantesco”, considerou o ministro Rui Costa.
Candeias Candeias: Prefeitura entrega cestas natalinas e garante ceia para mais de 20 mil famílias
BA Reconhecimento Facial da SSP alcança marca de 2 mil foragidos presos em 2025
Carnaval da BA Furdunço será realizado no sábado no Carnaval de 2026
BA Petróleo e Gás: Bahia vai ganhar duas novas refinarias em 2026
BA Chuva forte provoca alagamentos em Ituberá, no Baixo Sul da Bahia
BA Jerônimo lamenta assassinato de técnicos de internet e classifica crime como brutal e inaceitável