O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o início do cumprimento da pena de 27 anos e 3 meses de prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O ex-mandatário vai iniciar o cumprimento da pena na Superintendência da Polícia Federal, onde se encontra preso preventivamente desde o último sábado (22).
A prisão preventiva do ex-presidente havia sido decretada por Moraes em agosto, sob o argumento de que havia risco de fuga do país. A decisão foi tomada no âmbito de um inquérito que investigava a atuação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos.
Eduardo, que teria articulado ações com o governo Donald Trump para tentar evitar a condenação do pai, não obteve sucesso e agora responderá a um processo criminal por obstrução de justiça.
A defesa de Bolsonaro tinha até segunda-feira (24) para apresentar novos embargos de declaração, recurso que questiona pontos da decisão, mas não fez a apresentação no prazo. Com isso, Moraes declarou o trânsito em julgado do caso, concluindo a ação penal.
A condenação na Primeira Turma foi decidida por 4 votos a 1.
*Em atualização
Política Heleno deixa regime fechado e passa a cumprir prisão domiciliar
Política Lula prepara ato no Planalto para relembrar invasão de 8 de janeiro
Política Rui Costa e Fernando Haddad preparam saída dos ministérios em 2026
Política Lula diz que avaliará veto caso Senado aprove redução de pena de Bolsonaro
Política Em sessão na Assembleia, deputados aprovam mudanças no Planserv
Política Flávio Bolsonaro tem pior desempenho contra Lula entre nomes da direita para 2026