O ministro da Educação, Camilo Santana, se pronunciou nas redes sociais nesta sexta-feira (21) para rebater as especulações sobre o suposto vazamento de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025.
Após a circulação de vídeos e relatos apontando que perguntas teriam sido “previstas” por um professor, surgiram rumores de que toda a prova poderia ser anulada. Santana, no entanto, garantiu que o exame está mantido.
“Eu queria aqui tranquilizar a cada um de vocês que fizeram a prova, a cada um de seus familiares, que o Enem não será cancelado”, escreveu.
Ele também explicou a decisão do Inep, responsável pela aplicação da prova, que optou por retirar três questões consideradas comprometidas.
“[Sobre] o ruído que aconteceu nas redes sociais de uma live de um aluno, de um jovem que divulgou questões que podiam ser similares às que caíram no Enem, a comissão do Inep […] tomou a decisão técnica de cancelar, anular, três itens com um único objetivo: de prevenção e isonomia e para não prejudicar nenhum aluno”, afirmou o ministro.
Brasil Sorteio da Mega da Virada ocorre em novo horário este ano; confira
Brasil 46 mil presos deixaram prisões na saidinha de Natal em 2025
Brasil Bolsonaro segue internado em Brasília e passará por novo procedimento para conter soluços
Brasil PRF reforça fiscalização nas rodovias durante a Operação Natal
Brasil Campanha contra violência e assédio a mulheres passa a ser exibida em aeroportos de todo o país
Brasil Padre Júlio Lancellotti deixa redes sociais e suspende transmissões de missas; entenda o motivo