O ministro da Educação, Camilo Santana, se pronunciou nas redes sociais nesta sexta-feira (21) para rebater as especulações sobre o suposto vazamento de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025.
Após a circulação de vídeos e relatos apontando que perguntas teriam sido “previstas” por um professor, surgiram rumores de que toda a prova poderia ser anulada. Santana, no entanto, garantiu que o exame está mantido.
“Eu queria aqui tranquilizar a cada um de vocês que fizeram a prova, a cada um de seus familiares, que o Enem não será cancelado”, escreveu.
Ele também explicou a decisão do Inep, responsável pela aplicação da prova, que optou por retirar três questões consideradas comprometidas.
“[Sobre] o ruído que aconteceu nas redes sociais de uma live de um aluno, de um jovem que divulgou questões que podiam ser similares às que caíram no Enem, a comissão do Inep […] tomou a decisão técnica de cancelar, anular, três itens com um único objetivo: de prevenção e isonomia e para não prejudicar nenhum aluno”, afirmou o ministro.
Brasil Limite do MEI muda na prática com nova regra da Receita Federal
Brasil Operação no Rio prende apenas 4 dos 51 alvos com mandados de prisão
Brasil INSS autorizou bilhões em empréstimos consignados feitos em nome de crianças
Brasil Governo cria sistema nacional de bloqueio para jogadores em sites de apostas
Brasil COP30: Lula diz que Amazônia é “espaço de vida e cultura”, não só floresta
Brasil Nenhum dos 99 mortos já identificados pelo IML na operação no Rio foi denunciado pelo MPRJ