Considerado um dos poucos senadores que defendem o nome do advogado-geral da União, Jorge Messias, para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF), o senador Jaques Wagner (PT) afirmou nesta segunda-feira (10) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar a indicação nos próximos dias.
Segundo Wagner, a demora na oficialização se deve à agenda intensa de Lula e também à prioridade dada a outras pautas recentes, como a operação policial realizada no Rio de Janeiro em 28 de outubro.
O senador afirmou ainda que Lula pretende conversar com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apontado como favorito entre parte dos senadores para assumir a vaga no STF. A ideia seria tentar convencê-lo a disputar o governo de Minas Gerais em 2026.
“É o desejo do presidente. Eu acho que o presidente, voltando da COP, vai chamar o Pacheco para conversar”, disse Wagner ao UOL.
Para o senador, a escolha por Jorge Messias já está praticamente definida. “Na minha opinião, está encaminhada, até porque houve muita exposição do nome dele. O presidente ia anunciar na volta da viagem à Malásia, mas houve a situação no Rio. Ele ficou poucos dias em Brasília e depois veio a Belém. Pelo que sei, agora ele retorna a Brasília e deve chamar Pacheco”, afirmou.
Política BN/Seculus: Eriton Ramos tem gestão aprovada por 68% da população de Candeias
Política Heleno deixa regime fechado e passa a cumprir prisão domiciliar
Política Lula prepara ato no Planalto para relembrar invasão de 8 de janeiro
Política Rui Costa e Fernando Haddad preparam saída dos ministérios em 2026
Política Lula diz que avaliará veto caso Senado aprove redução de pena de Bolsonaro
Política Em sessão na Assembleia, deputados aprovam mudanças no Planserv