O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, na manhã desta segunda-feira (10), durante discurso na COP30, que a Amazônia “não é uma entidade abstrata” e defendeu que o bioma seja visto para além da floresta e de seus recursos naturais. Segundo ele, o território é também espaço de vida, cultura e desafios sociais para milhões de pessoas.
“A Amazônia não é uma entidade abstrata. Quem só vê a floresta de cima desconhece do que se passa à sua sombra. O bioma mais diverso da Terra é a casa de mais de 50 milhões de pessoas, incluindo 400 povos indígenas”, disse.
Lula lembrou que a Amazônia se estende por nove países em desenvolvimento e ainda enfrenta graves desigualdades econômicas e sociais. Ele destacou que políticas ambientais precisam considerar as populações que vivem na região e dependem diretamente da floresta.
“A Amazônia desperta por nove países em desenvolvimento que ainda enfrentam imensos desafios sociais e econômicos”, afirmou.
A COP30, que começou nesta segunda-feira (10), acontece em Belém, no Pará, e reúne líderes mundiais, cientistas e representantes da sociedade civil para debater soluções e compromissos no enfrentamento da crise climática.
Brasil INSS autorizou bilhões em empréstimos consignados feitos em nome de crianças
Brasil Governo cria sistema nacional de bloqueio para jogadores em sites de apostas
Brasil Nenhum dos 99 mortos já identificados pelo IML na operação no Rio foi denunciado pelo MPRJ
Brasil Megaoperação no Rio de Janeiro deixa mais de 60 mortos, diz governador
Brasil Brasil registra dez mortes por intoxicação com metanol; total de casos chega a 53
Brasil Quatro em cada 10 apostadores no Brasil têm medo de golpes, aponta estudo