A Bahia registrou uma queda de 86% nos casos prováveis de dengue em 2025, de acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Até o dia 1º de novembro, foram contabilizados 30.574 casos, contra 229,5 mil no mesmo período de 2024. O número de mortes também diminuiu: foram confirmados 15 óbitos neste ano, frente a 185 no ano anterior.
Outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti também apresentaram redução. Os casos prováveis de chikungunya somaram 2.372, uma queda de 85,5%, enquanto os de zika chegaram a 299, 73,8% a menos que em 2024.
Mesmo com a melhora nos índices, o Ministério da Saúde reforça a necessidade de manter o combate ao mosquito. Nesta segunda-feira (3), a pasta lançou a campanha nacional “Não dê chance para a dengue, zika e chikungunya”, que incentiva ações de prevenção e mobilização popular. Também foi anunciado o investimento de R$ 183,5 milhões para ampliar o uso de novas tecnologias de controle vetorial em todo o país.
As medidas integram a Semana Nacional de Mobilização contra a Dengue, que envolve municípios, escolas, agentes de saúde e lideranças comunitárias em atividades coordenadas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep/Sesab), com foco na conscientização e eliminação de criadouros do mosquito.
BA PF investiga suspeitos de se passarem por indígenas para receber benefícios do INSS
Candeias Prefeito Eriton Ramos Anuncia nova secretária e ajuste no comando de pastas
BA Carnaval de Salvador divulga nova marca em homenagem ao samba
BA Candeias: Matrículas para a rede municipal de ensino são prorrogadas
BA Bienal do Livro Bahia anuncia primeiras atrações da edição 2026
BA Presidente da FEC defende acordo entre municípios para frear altos cachês de artistas no São João