O Sistema FIEB (Federação das Indústrias do Estado da Bahia) lançou o programa emergencial SOS Tarifaço, nesta quinta-feira (16), voltado para apoiar empresas baianas afetadas pelas novas tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. A iniciativa, conduzida por SESI, SENAI, IEL e FIEB, busca reduzir os impactos econômicos e preservar a competitividade da indústria local no mercado internacional.
O programa oferece assessoria em crédito, com destaque para o acesso à linha emergencial do BNDES Brasil Soberano, destinada a empresas, cooperativas e exportadores atingidos por taxas a partir de 5%. Além disso, a ação inclui orientação técnica, apoio jurídico e institucional, além de articulação com o governo federal e entidades representativas para buscar soluções que mitiguem os efeitos das novas barreiras comerciais.
O SOS Tarifaço também contempla capacitação empresarial e tecnológica, elaboração de planos de internacionalização e promoção de negócios. Para os trabalhadores, o programa prevê elevação de escolaridade, qualificação profissional e recolocação no mercado, além de vagas gratuitas no ensino regular para dependentes.
BA PF investiga suspeitos de se passarem por indígenas para receber benefícios do INSS
Candeias Prefeito Eriton Ramos Anuncia nova secretária e ajuste no comando de pastas
BA Carnaval de Salvador divulga nova marca em homenagem ao samba
BA Candeias: Matrículas para a rede municipal de ensino são prorrogadas
BA Bienal do Livro Bahia anuncia primeiras atrações da edição 2026
BA Presidente da FEC defende acordo entre municípios para frear altos cachês de artistas no São João