O Sistema FIEB (Federação das Indústrias do Estado da Bahia) lançou o programa emergencial SOS Tarifaço, nesta quinta-feira (16), voltado para apoiar empresas baianas afetadas pelas novas tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. A iniciativa, conduzida por SESI, SENAI, IEL e FIEB, busca reduzir os impactos econômicos e preservar a competitividade da indústria local no mercado internacional.
O programa oferece assessoria em crédito, com destaque para o acesso à linha emergencial do BNDES Brasil Soberano, destinada a empresas, cooperativas e exportadores atingidos por taxas a partir de 5%. Além disso, a ação inclui orientação técnica, apoio jurídico e institucional, além de articulação com o governo federal e entidades representativas para buscar soluções que mitiguem os efeitos das novas barreiras comerciais.
O SOS Tarifaço também contempla capacitação empresarial e tecnológica, elaboração de planos de internacionalização e promoção de negócios. Para os trabalhadores, o programa prevê elevação de escolaridade, qualificação profissional e recolocação no mercado, além de vagas gratuitas no ensino regular para dependentes.