O Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio de Janeiro, suspendeu as operações nesta terça-feira (30) depois que técnicos da Infraero identificaram óleo espalhado por toda a pista principal. Até a última atualização desta reportagem, não havia previsão oficial para retomar as atividades.
No fim da manhã, os alto-falantes do saguão chegaram a informar que as operações voltariam às 14h, e depois às 17h. Com 68 voos de chegada e 69 voos de partida cancelados, e alguns poucos desviados para o Aeroporto Internacional do Galeão, o terminal ficou lotado de passageiros ao longo da manhã, com muitas dúvidas sobre quando iriam viajar.
Segundo a Infraero, o incidente foi na noite de segunda-feira (29), quando um veículo de serviço que fazia uma inspeção espalhou óleo na pista. Diante do risco de derrapagens, o aeroporto parou.
Normalmente, os aviões começam a decolar do Santos Dumont às 6h, mas nenhum levantou voo. Também não houve chegadas. Congonhas (SP), Viracopos (SP), Confins (MG) e Brasília (DF) sentiram os impactos da paralisação. “A retomada dos voos está condicionada à completa remoção do produto, já que a pista precisa atender aos mais altos padrões de segurança”, disse, em nota.