Quinta, 04 de Setembro de 2025
Saúde Saúde

Contraceptivo Implanon passa a ser oferecido obrigatoriamente pelos planos de saúde

Implante impede a gravidez por três anos

01/09/2025 18h28
Por: Redação
Contraceptivo Implanon passa a ser oferecido obrigatoriamente pelos planos de saúde

O implante contraceptivo hormonal Implanon começou a ser oferecido de forma obrigatória pelos planos de saúde nesta segunda-feira (1), para pessoas de 18 a 49 anos de idade.

O Implanon impede a gravidez por três anos, e se caracteriza por ser uma haste pequena e flexível inserida sob a pele do braço. Ele libera continuamente o hormônio etonogestrel, um derivado sintético da progesterona, que impede a ovulação e, consequentemente, a gestação. 

Caso haja negativa de cobertura pelos planos, a recomendação é que a beneficiária registre reclamação diretamente na operadora e, se não houver solução, acione a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) pelos canais oficiais. Em julho, o Ministério da Saúde confirmou a incorporação do implante ao Sistema Único de Saúde (SUS). A previsão é que a rede pública passe a oferecer o método ainda neste ano.

Apesar da eficácia, o Implanon não deve ser utilizado por mulheres com histórico de câncer de mama, doença hepática grave, sangramento vaginal sem diagnóstico ou alergia ao etonogestrel. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.