Quarta, 12 de Junho de 2024
Saúde saúde

Dia do trigo: conheça as propriedades nutricionais de um dos alimentos mais consumidos no mundo

Segundo ele, o que deve ser observado é a frequência e a quantidade do consumo.

10/11/2023 18h29
Por: Redação
Dia do trigo: conheça as propriedades nutricionais de um dos alimentos mais consumidos no mundo

Seja no pão, na pizza, em receitas de bolo, em alimentos industrializados, o trigo é um dos alimentos mais consumidos no mundo. Para lembrar o Dia do Trigo, comemorado em 10 de novembro, o nutricionista Erival Amorim, destaca as propriedades nutricionais desse grão e lembra que como qualquer outro alimento, o trigo não deve ser considerado um vilão na dieta. Segundo ele, o que deve ser observado é a frequência e a quantidade do consumo.  

“O trigo é fonte de carboidrato e proteína. O teor proteico é bem pequeno e o que se destaca é a função energética, pois tem grande concentração de carboidratos. Além disso, temos a presença de algumas vitaminas do complexo B e também minerais como ferro, zinco. É um alimento com uma composição nutricional interessante apesar das pessoas buscarem consumir menos, principalmente pelo aumento no diagnóstico da doença celíaca, que está relacionada à alergia a proteína presente no trigo”, observou. 

De acordo com o nutricionista, é importante ficar atento a maneira como o trigo é consumido para garantir o aproveitamento das vitaminas, minerais e fibras presentes no alimento. Um exemplo é escolher o trigo integral, ao invés do refinado. 

“Durante o processamento do alimento ele deixa de ser integral e passa a ser um alimento mais pobre do ponto de vista nutricional. Além disso, tem a questão da forma de preparo. Se tenho um alimento com trigo que passa pelo processo de fritura, e tenho um alimento assado, o assado geralmente é mais saudável. É importante ficar atento a essas questões”, destacou Erival, que também é coordenador do curso de nutrição da Estácio Feira de Santana.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.