Quarta, 12 de Junho de 2024
Política Política

Lula sanciona lei que reconhece forró como manifestação cultural do Brasil 

Ritmo musical se junta a manifestações culturais reconhecidas como expressões autênticas da cultura do país

08/11/2023 17h06
Por: Redação
Lula sanciona lei que reconhece forró como manifestação cultural do Brasil 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta terça-feira (7), a lei que reconhece o forró como manifestação cultural nacional do Brasil.

Com a aprovação do texto, o forró se torna a 12ª de uma lista de práticas, locais e eventos reconhecidos legalmente como manifestações culturais nacionais e/ou patrimônios culturais imateriais do país desde 2010, formada por expressões como escolas de samba, festas juninas e a música gospel. 

O projeto de lei foi apresentado pelo deputado federal baiano Zé Neto (PT) e reconhecido pelo Senado em outubro, onde teve a senadora Teresa Leitão (PT) como relatora. 

Nos últimos anos, o forró passou a enfrentar o desafio de competir no São João com diversos outros ritmos, com destaque para o sertanejo, como mostrou a reportagem do Metro1. O medo de que o ritmo seja suprimido atinge forrozeiros que já lidam com a sazonalidade imposta ao forró, o qual repercute somente nos meses de junho e julho. 

Em seu relatório, a senadora Teresa Leitão destacou que o forró é "um gênero musical e uma dança que evoca a beleza e a riqueza das tradições do nordeste do Brasil " e que "desempenha um papel fundamental na preservação e celebração da diversidade cultural do país".

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.