Sábado, 27 de Abril de 2024
Educação Educação

IV SEPESQI promove debate sobre inteligência artificial e desenvolvimento sustentável na educação

Evento nacional tem a expectativa de atrair 100 mil pessoas, reunindo estudantes, professores e pesquisadores de diferentes instituições

09/10/2023 16h09
Por: Redação
IV SEPESQI promove debate sobre inteligência artificial e desenvolvimento sustentável na educação

Acontece entre os dias 16 e 20 de outubro, a quarta edição do SESPESQI (Seminário de Extensão, Pesquisa e Internacionalização). Com o tema “A inteligência artificial e o desenvolvimento sustentável na educação”, o evento gratuito espera atrair cerca de 100 mil pessoas, incluindo estudantes, professores e pesquisadores de diversas instituições, com a expectativa de receber mais de 1500 trabalhos científicos. Para participar basta acessar sepesqi.com .

Em 2023, a Inteligência Artificial (IA) alcançou avanços notáveis, transformando diversos setores. Além disso, impulsionou a eficiência energética, otimizando o consumo de energia em edifícios e sistemas de transporte. A IA também desempenhou um papel crucial na gestão de resíduos e economia circular, identificando padrões de reciclagem e promovendo soluções inovadoras para o reaproveitamento de resíduos. Essas inovações estão contribuindo para um mundo mais sustentável e equilibrado. 

O IV SEPESQI aborda a inteligência artificial como um agente de transformação na educação, destacando seu potencial para personalizar a aprendizagem, tornando-a cada vez mais acessível e eficaz. A IA permite a criação de trilhas de aprendizagem personalizadas, capacitando os alunos com habilidades técnicas e sociais relevantes para um futuro sustentável. No entanto, é importante enfatizar a importância da proteção de dados e da equidade na implementação da IA para que não perpetue as desigualdades existentes no sistema educacional, garantindo que os benefícios alcancem todas as comunidades.

Thaís Lacerda, coordenadora geral do SEPESQI, explica e analisa a escolha do tema que vai pautar o evento. "Optamos por falar da inteligência artificial e o desenvolvimento sustentável na educação porque acreditamos que a tecnologia tem o potencial de transformar a maneira como aprendemos e ensinamos, capacitando a próxima geração com habilidades essenciais para um futuro mais sustentável", diz Thaís. 

No dia 17 de outubro, das 19h às 22h, em uma inédita mesa redonda, Caio Moretti, CEO da Qconcursos; Hugo Meza, economista e professor da Estácio; Luno Gomes de Oliveira, professor de Engenharia Elétrica da Wyden; Samuel Barros, doutor em Administração e especialista em Finanças e Tecnologia e reitor do Ibmec RJ; e Silvio Pessanha Neto, CEO do IDOMED, irão debater o tema, trazendo diversos pontos interessantes na educação. Confira o restante da programação geral no site. As inscrições são gratuitas e já estão disponíveis ao público no site do sepesqi.com e também pelo link https://www.even3.com.br/iv-sepesqi-seminario-de-extensao-pesquisa-e-internacionalizacao-385854/.

Além de participar da mesa Redonda, o público presente também poderá concorrer a um sorteio de bolsas de estudos, com descontos de 30%, 40% e 50%, para o curso livre online da ChatGPT da Estratégia à prática para aprender tudo sobre a ferramenta. Ao todo, serão sorteadas três bolsas durante o evento. Fechando a programação nacional, o Fórum de Internacionalização, realizado no dia 19, das 19h às 22h, vai apresentar diversos programas de mobilidade. As inscrições também são gratuitas e já estão disponíveis ao público no site do sepesqi.com ou pelo link https://encurtador.com.br/GLNOQ.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.