O ministro Rui Costa (PT), nesta terça-feira (24), confirmou que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) deve passar por um processo de transição e sair do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) para a Casa Civil.
Apesar de ter divulgado que a Abin não permanecerá no GSI, o petista não divulgou quando exatamente esta mudança ocorrerá. “Estamos discutindo um novo formato de vínculos e fluxos para melhorar a qualidade da informação que o presidente recebe. Estão sendo analisados modelos e estruturas e em breve [a alteração] será anunciada”, afirmou o ministro para o portal Metrópoles.
Vale ressaltar que, anteriormente, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já tinha pensado na transição do serviço de inteligência, no entanto, a decisão foi impulsionada por conta dos atos antidemocráticos realizados por apoiadores radicais do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que ocorreram na Praça dos Três Poderes, no dia 08 de janeiro deste ano.
Em sua primeira entrevista de 2023, Lula declarou que apesar do Brasil contar com a inteligência do GSI, da Abin, do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, "nenhuma dessas inteligências serviu para avisar ao presidente da República" sobre a invasão na Esplanada dos Ministérios por extremistas.
Política Em plenária, deputado Robinson reafirma compromisso com Feira e destaca investimentos no Portal do Sertão em parceria com Zé Neto, Lula e Jerônimo
Política Defesa diz ao STF que Bolsonaro não autorizou uso de IA em vídeo exibido na convenção do PL
Política Em proposta polêmica, Zema defende construção de super presídio em lugar remoto na Amazônia
Política Jerônimo rebate críticas de Zé Ronaldo é lista obras realizadas em Feira de Santana
Política Entenda por que Flávio Bolsonaro pediu desculpas a Michelle
Política Bolsonaro apresentou soluços por 36 horas seguidas, diz relatório médico ao STF