Deputado federal eleito por Santa Catarina, Marcos Antônio Gomes (PL), mais conhecido como Zé Trovão, foi diplomado nesta segunda-feira (19), no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). Na ocasião, no entanto, o que chamou a atenção dos presentes foi que Trovão compareceu à cerimônia usando tornozeleira eletrônica.
Conhecido pelas posições alinhadas a extrema direita, Trovão foi eleito na onda conservadora que apoia o presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele recebeu 70 mil votos nas urnas eletrônicas.
O deputado federal eleito está de tornozeleira desde que teve a prisão decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 3 de setembro de 2021, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), no âmbito do inquérito que apura a organização de atos antidemocráticos no país.
Após o mandado de prisão, Trovão fugiu para o México, mas se entregou em 26 de outubro, pouco mais de um mês depois de Moraes conceder o direito a prisão domiciliar. Em fevereiro deste ano, o ministro revogou a prisão domiciliar, mas impôs o uso de tornozeleira eletrônica.
Política Senado vota PEC da Segurança nesta semana; proposta envolve redução da maioridade penal
Política Após derrota, Flávio Bolsonaro fala em disputar Presidência novamente antes de 2030
Política Funcionário da Casa Branca organizou jato usado por Flávio Bolsonaro em fuga, diz NYT
Eleições 2026 Flávio Bolsonaro deixa o Brasil com esposa e filhas e deve pedir asilo político nos EUA
Política Após as 17h, foram computados 35 mil votos que pouco alteraram a diferença entre Lula e Flávio
Política Líderes mundiais parabenizam Lula e defendem parcerias com o Brasil