Em um resultado histórico, Eduardo Leite (PSDB) se reelegeu governador do Rio Grande do Sul neste domingo (30). É a primeira vez desde a redemocratização que os gaúchos conferem um segundo mandato ao chefe do Executivo do estado.
Com 89% das urnas apuradas, tucano teve 3.331.586 dos votos contra 2.502.953 do candidato derrotado Onyx Lorenzoni (PL).
Leite será reconduzido ao Palácio Piratini, após deixar o governo em março deste ano. O tucano planejou se lançar como candidato à Presidência da República, mas perdeu as prévias do partido para João Doria que acabaria também não concorrendo.
A campanha foi marcada pela rivalidade entre os dois postulantes ao Palácio Piratini. Onyx protagonizou a maior quantidade de golpes abaixo da linha da cintura e os ataques chegaram ao ápice quando o candidato do PL disse, em sua propaganda eleitoral, que se fosse eleito o Rio Grande do Sul “teria uma primeira-dama de verdade”. A oposição encarou a fala como homofóbica, visto que Leite se assumiu homossexual no ano passado.
As informações são do jornal O Globo.
Política Senado vota PEC da Segurança nesta semana; proposta envolve redução da maioridade penal
Política Após derrota, Flávio Bolsonaro fala em disputar Presidência novamente antes de 2030
Política Funcionário da Casa Branca organizou jato usado por Flávio Bolsonaro em fuga, diz NYT
Eleições 2026 Flávio Bolsonaro deixa o Brasil com esposa e filhas e deve pedir asilo político nos EUA
Política Após as 17h, foram computados 35 mil votos que pouco alteraram a diferença entre Lula e Flávio
Política Líderes mundiais parabenizam Lula e defendem parcerias com o Brasil