As redes sociais do candidato a governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), foram alvos de ataques, nos últimos dias, por perfis falsos e robôs. A situação foi comunicada oficialmente a Meta, empresa proprietária do Facebook e Instagram, em virtude do avanço expressivo e anormal de milhares novos seguidores logo após o maior comício do Brasil, que reuniu 200 mil pessoas no circuito Barra-Ondina, em Salvador, e contou com a presença do ex-presidente Lula.
Especialistas em segurança digital contatados pela campanha indicaram que essa é uma estratégia utilizada para bloquear a conta do postulante ao Palácio de Ondina e impedi-lo temporariamente de se comunicar com os seguidores.
Líder nas intenções de voto e em popularidade digital, de acordo com o índice publicado mensalmente na Folha de São Paulo a partir de dados coletados pela Quaest, Jerônimo Rodrigues tem sido atacado nos programas eleitorais da rádio e TV e agora, também nas redes sociais. Jerônimo Rodrigues teve 49,45% dos votos válidos no primeiro turno, cerca de 10% a mais que o segundo colocado
“Considerando a importância das mídias digitais no processo eleitoral, essa é uma estratégia de quem está desesperado. Já tomamos as providências necessárias e iniciamos a limpeza da base de seguidores falsos. A conta no Instagram @jeronimorodriguesba tinha 163 mil seguidores em uma base que crescia de forma orgânica e linear. Ao analisarmos o perfil demográfico dos usuários, percebe-se que a porcentagem de seguidores do Brasil tem diminuído, dando espaço para contas estrangeiras e fakes”, informou a campanha em notificação à Meta, formalizada no sábado (15).
Política Senado vota PEC da Segurança nesta semana; proposta envolve redução da maioridade penal
Política Após derrota, Flávio Bolsonaro fala em disputar Presidência novamente antes de 2030
Política Funcionário da Casa Branca organizou jato usado por Flávio Bolsonaro em fuga, diz NYT
Eleições 2026 Flávio Bolsonaro deixa o Brasil com esposa e filhas e deve pedir asilo político nos EUA
Política Após as 17h, foram computados 35 mil votos que pouco alteraram a diferença entre Lula e Flávio
Política Líderes mundiais parabenizam Lula e defendem parcerias com o Brasil