Uma fórmula do Centro de Política e Economia do Setor Público da FGV-SP, divulgada nesta quinta-feira (13) pelo jornal Folha de S.Paulo, apontou a probabilidade dos resultados no segundo turno das eleições deste ano. Assim como Lula (PT), o candidato do PT ao Governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, tem grandes chances de ser eleito no próximo dia 30 de outubro.
A chance do petista bater o candidato do União Brasil, ACM Neto, no estado, é de 81,4%, segundo a fórmula da FGV-SP. O ex-prefeito de Salvador, por sua vez, tem 18,6% de chances de sair vitorioso das eleições.
No cenário nacional, Lula apresentou 76,7% de chances, enquanto Jair Bolsonaro (PL), tem uma chance de virada de 23,3%, segundo o levantamento.
Considerando o ano de 2018, por exemplo, o cálculo apontou corretamente o favorito em 13 dos 15 pleitos que foram para o segundo turno, incluindo o presidencial –os erros ocorreram em Roraima e Santa Catarina. O cálculo foi criado pelos cientistas políticos George Avelino, Guilherme A. Russo e Jairo T. P. Pimentel Junior.
Política Senado vota PEC da Segurança nesta semana; proposta envolve redução da maioridade penal
Política Após derrota, Flávio Bolsonaro fala em disputar Presidência novamente antes de 2030
Política Funcionário da Casa Branca organizou jato usado por Flávio Bolsonaro em fuga, diz NYT
Eleições 2026 Flávio Bolsonaro deixa o Brasil com esposa e filhas e deve pedir asilo político nos EUA
Política Após as 17h, foram computados 35 mil votos que pouco alteraram a diferença entre Lula e Flávio
Política Líderes mundiais parabenizam Lula e defendem parcerias com o Brasil