Quinta, 28 de Março de 2024
71 99208-9314
Saúde Alerta

OMS descarta urgência para vacinação contra varíola dos macacos

Ainda não há evidências de que o vírus tenha sofrido mutações

24/05/2022 10h54
Por: Redação
Foto: Divulgação/OMS
Foto: Divulgação/OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) descartou, nesta segunda-feira (23), a necessidade de vacinações em massa contra a varíola dos macacos fora da África. Segundo o órgão, medidas como boa higiene e comportamento sexual seguro ajudam a controlar a propagação do vírus.

Em entrevista à Reuters, Richard Pebody, que lidera a equipe de patógenos de alta ameaça na OMS Europa, também afirmou que os suprimentos imediatos de vacinas e antivirais são relativamente limitados.

Autoridades de saúde pública na Europa e na América do Norte estão investigando mais de 100 casos suspeitos e confirmados da infecção viral no pior surto do vírus fora da África, onde a doença é endêmica.

As principais medidas para controlar o surto são o rastreamento e o isolamento de contatos, disse ele, observando que não é um vírus que se espalha com muita facilidade e nem causou doenças graves até agora.

Cientistas tentam, neste momento, entender a origem dos casos e se algo sobre a doença mudou. Ainda não há evidências de que o vírus tenha sofrido mutações.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.