O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou na quinta-feira (19) que o governo federal espera completar todo o ciclo vacinal da população acima de 18 anos até o final de outubro. O titular do MS argumentou que o ritmo atual do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e a entrega antecipada dos fornecedores asseguram o cumprimento deste prazo.
“Isso é fruto da estratégia de utilizar formas diversificadas para entrega das vacinas. Além de acordos de transferência de tecnologia, as encomendas a farmacêuticas internacionais. Isso faz com que tenhamos mais de 68 milhões de doses para serem distribuídas neste mês de agosto”, declarou.O ministro também falou sobre o critério do ministério para a distribuição das vacinas.
“Hoje, a distribuição é feita pelo critério de faixa etária. Estamos procurando corrigir essas pequenas distorções entre os estados para que a campanha continue de maneira homogênea”, disse. Queiroga alega que mudança nos municípios dos critérios do PNI “acarreta em dificuldades para oferecer as doses da forma que foi programada”.